• (31) 3476-3131 · (31) 2511-2121
  • contato@contabilidademontesiao.com.br

POR QUE VOCÊ DEVE SE PREOCUPAR COM O BALANÇO PATRIMONIAL?



Com a chegada do fim de ano algumas empresas estão se preparando para prestar conta ao governo. É muito importante que não haja dúvidas em relação à realização do Balanço Patrimonial. Mas, o que exatamente é isso e qual a sua importância? 

Para falar do assunto conversamos com o especialista Marcelo Anuzi, sócio da Contabilidade Monte Sião.

Devemos esclarecer que o Balanço Patrimonial é obrigatório, por isso, se você quer saber para que serve, como funciona, basta continuar com a leitura.

Segundo Marcelo Anuzi o Balanço Patrimonial é uma das ferramentas mais importantes na contabilidade, pois “serve para ajudar o empresário na tomada de decisão, referente ao direcionamento dos seus custos, receitas e até do seu negócio. É usada também para avaliação em licitações, prestação de contas a clientes, parceiros e fornecedores”.

Mas o que é o Balanço Patrimonial? Como o próprio nome sugere ele destina-se a evidenciar, tanto quantitativamente quanto qualitativamente, a posição patrimonial e financeira da organização, em um determinado período, que “deve ser apurado ao fim do exercício, ao final do ano, ou seja, levanta-se o Balanço Patrimonial para conhecer a situação patrimonial da empresa, comparar com exercícios anteriores e projetar os próximos exercícios”, afirma.

O Balanço Patrimonial é dividido em três grupos, Ativo, Passivo e Patrimônio líquido. Marcelo relata que o Ativo estão relacionados com os bens e direitos da empresa e “deverá conter todas as informações de bens (moveis, imóveis, direitos como marcas, valores a receber, etc)”, já o Passivo são as obrigações e dívidas, “obrigações com terceiros, fornecedores, impostos, empréstimos, devem aparecer com a situação atualizada”. E por último, mas não menos importante, o Patrimônio líquido que descreve a “conta do capital, integralizado e a integralizar, lucros ou prejuízos, distribuídos ou a distribuir”.

Os procedimentos para a elaboração do Balanço são: Escrituração e conciliação contábil, econômica e financeira, durante todo ano. Levantamento das informações e fechamento anual, como inventário de ativos, bens moveis, imóveis, saldos de caixa, bancos, obrigações e valores a receber. “Os responsáveis pelas informações no Balanço são os sócios da empresa. No entanto, o empresário necessita de um contador para elaboração e publicação do mesmo, e principalmente, leitura e interpretação de uma peça contábil” afirma Marcelo.

A Contabilidade Monte Sião tem os melhores profissionais para auxiliar na produção do Balanço Patrimonial que é de extrema importância para o empresário e para a empresa. Pois, segundo Marcelo “caso a empresa não tenha o referido documento, não conseguirá participar de licitações, processos de habilitação de fornecedores, e no caso de problemas judiciais, será obrigada a apresentar o balanço para comprovação da situação financeira da empresa e o devido controle patrimonial. Também fica passiva de fiscalização e autuação pelos órgãos competentes, federais, estaduais e municipais.

Se você quer que sua empresa participe de licitações ou tem interesse ou mesmo precisa tomar decisões para o crescimento da empresa, direcionamento do seu negócio entre em contato com a Contabilidade Monte Sião, será um prazer contribuir para o bom andamento da sua empresa. Além disso, a Contabilidade Monte Sião possui treinamentos para a educação e formação de gestores e funcionários, por meio de palestras, debates, avaliações de procedimentos, atendimento a legislação, consultoria e assessoria para que sua empresa sempre esteja em dia com as exigências governamentais.


Matéria produzida por Raquel Siqueira