• (31) 3476-3131 · (31) 2511-2121
  • contato@contabilidademontesiao.com.br

APRENDA A EMPREENDER EM 5 PASSOS

Quer ter um perfil empreendedor mas não sabe como? O guia de hoje pode te ajudar a encontrar o caminho de um verdadeiro empreendedor. Além disso, a cada dica você poderá acessar cursos online e gratuitos ou artigos que lhe ajudarão nessa jornada.

1. Faça cursos: Ao criar o hábito de fazer cursos você passa a conhecer o mercado pelo olhar de outros profissionais que contribuirão para formar o seu olhar do mercado. Se você tem pouca grana pode optar por cursos a distância gratuitos oferecidos pelo Sebrae. Uma dica para começar é o curso Aprenda a empreender.

2. Seja criativo: Pensar fora da caixa fará com que você possua um perfil de um empreender bem sucedido. Comece com um brainstorming, técnica utilizada para aflorar a criatividade. O significado literal da palavra é tempestade de ideias, que consiste em não excluir nenhuma ideia mesmo aquela que você acha que não tem nada a ver. Você pode reunir com seu sócio, equipe ou outras pessoas que lhe ajudem a resolver problemas, criar produtos ou o que você precisar no momento, não vale criticar, apenas coloque no papel todas as ideias. Muitas vezes temos os mesmos resultados que nos levam as mesmas ações que todo mundo. Por isso, essa técnica é importante, pois não exclui nenhuma ideia que vem a sua cabeça. O Sebrae produziu um artigo que poderá lhe ajudar a aplicar o brainstorming. Acesse aqui o Brainstorming: Tempestade de ideias e saiba como tirar seu time do cercadinho mental.

3. Planeje suas ações: E importante conhecer o mercado, ser criativo, buscar especializações em cursos, mas é necessário que você comece a escrever um planejamento que guie suas ações. Por exemplo: Você quer lançar um produto, mas antes disso, precisa fazer uma pesquisa de mercado para saber quem serão seus consumidores, quanto estão dispostos a pagar pelo produto, quais são os melhores pontos de venda para seu produto e etc. Um bom curso para aperfeiçoar o perfil de um empreendedor é o Planejamento estratégico para empreendedores.

4. Comece a pensar no Marketing da sua empresa: Para você que quer ter um perfil de empreendedor, precisa pensar no marketing pessoal e empresarial. Veja quais são as estratégias que podem garantir uma boa imagem como empreendedor e como empresa. Por meio do marketing você poderá divulgar seus serviços e a captar clientes. Atualmente, o marketing digital tem sido uma ótima ferramenta para a apresentação de serviços/produto da sua empresa e captação de novos clientes. Se você não sabe por onde começar indicamos um curso ideal, acesse o Marketing Digital para o empreendedor.

5. Mantenha sua motivação: Essa é a ultima dica, mas não menos importante, pois muitas pessoas desistem no meio do caminho, desistem de empreender, desistem de ser referência no mercado, desistem por muitos motivos. Seja você mesmo a principal pessoa a motivar os outros. Quando você motiva alguém se mantém motivado e alcança melhores resultados. Para abordar um pouco sobre motivação a dica de curso é Equipe motivada.

Matéria produzida por Raquel Siqueira