• (31) 3476-3131 · (31) 2511-2121
  • contato@contabilidademontesiao.com.br

PRECISAMOS FALAR SOBRE CRISE: UM BATE PAPO COM O CONTADOR MARCELO ANUZI


Muito se fala sobre a crise econômica instaurada no país, que mostra sua força com o aumento do desemprego, diminuição de produção e o sentimento que paira no ar de desconfiança em novos investimentos. A crise econômica, segundo o dicionário é citado por Carlo Bordoni (2016) como uma fase de recessão que tem como característica a falta de investimento, taxas altas de desempregados e diminuição da produção. Esse termo que chamamos de crise e que assusta muitos investidores brasileiros é utilizado para relatar às circunstâncias desfavoráveis ligadas a economia. Mas, obviamente, que vamos ver o termo sendo apropriado pelas diversas áreas.

Pensando, sobre a crise econômica, resolvemos bater um papo com o contador Marcelo Anuzi, sócio da Contabilidade Monte Sião, sobre alguns questionamentos que empreendedores possuem no contexto que vivemos e dicas para se cuidar em meio a turbulência.

1. Evite que sua empresa feche as portas: Para Marcelo Anuzi no contexto atual de incertezas políticas e econômicas, é necessário que o empreendedor reduza os custos, busque novos mercados e novas oportunidades, se reinvente e nunca esqueça de capacitar sua equipe.
 
2. Onde você NÃO pode reduzir os gastos: O primeiro conselho de todos nesse tópico é: Não mexa nunca no capital de giro da empresa, segundo Marcelo você deve preservar, proteger e manter saudável as finanças pois isso garantirá a sobrevivência da empresa. 

3. Crise e oportunidade: Você acredita que a crise oferece oportunidade para abertura de novos negócios e até de crescimento? Marcelo acredita que sim, pois segundo ele, todo empreendedor deve estar disposto a buscar espaço em qualquer situação, pois onde todos estão enxergando barreiras e dificuldades, você tem a chance de mostrar a sua criatividade.

4. Cuidados essenciais com a empresa: Para Marcelo o empreendedor deve ficar atento nos primeiros meses e anos de vida da empresa. Por isso, deve sempre ter o controle total das atividades de sua empresa. Não depender da empresa financeiramente e sempre buscar capacitar seus funcionários e a si mesmo com cursos, palestras, seminários, e tudo que garanta que seu conhecimento seja aperfeiçoado. Além disso, inovar diante de um mercado tão competitivo lhe garantirá um passo a frente. 

5. Hábitos do empreendedor: Com a crise econômica, o empreendedor deve ter cuidado com seus hábitos dentro da empresa, por isso, Marcelo Anuzi aproveitou para falar de hábitos que todo empreendedor deve manter em sua rotina:
Não misturar, as finanças da empresa, com despesas pessoais;
Buscar novos produtos, e novas oportunidades;
Fique sempre ligado nas necessidades dos clientes e nas tendências de mercado;
E nunca é pouco lembrar: Tentar sempre andar na frente da concorrência

6. Saia do vermelho: Se você está no vermelho, a Contabilidade Monte Sião tem os melhores especialistas para lhe ajudar. Marcelo relata que a melhor maneira de não entrar no vermelho é “através das ferramentas da contabilidade, acompanhamento por meio das reuniões de alinhamento e planejamento tributário. A dica é: Antes que isso aconteça, consulte um dos nossos profissionais eles saberão o que fazer e como lhe ajudar.”

E por fim Marcelo enfatiza que em tempos de crise, é tempo de poupar e aprender. Por isso, ouvir e buscar conselhos de quem entende é primordial. A Contabilidade Monte Sião atua na Assessoria e Consultoria Empresarial. Serviços de Contabilidade, Atendimento, Pessoal, Legalização, Fiscal, Comercial e Qualidade. Além disso, oferecemos cursos e palestras para contadores e empresários.

Matéria produzida por Raquel Siqueira