• (31) 3476-3131 · (31) 2511-2121
  • contato@contabilidademontesiao.com.br

20 DE NOVEMBRO: DIA DO TÉCNICO EM CONTABILIDADE



Segundo o site só contabilidade o Técnico é responsável pela “escrituração contábil e fiscal, registros e lançamentos contábeis de transações financeiras, cálculo de impostos, juros e taxas, acompanhamento de contas, receitas e despesas, elaboração de demonstrativos financeiros e balancetes, análise de contas patrimoniais e controle patrimonial”. Mas, você pode estar se perguntando se o Contador e o Técnico não fazem as mesmas coisas? 

A resposta é que contadores e técnicos possuem papeis diferentes que auxiliam para o crescimento da empresa, 

sendo que, para o profissional aqui homenageado há limites em relação a sua atuação enquanto técnico, diferente do bacharel que possui o campo de atuação mais extenso, por exemplo, quando se fala em realizar perícias judiarias e extrajudiciais, revisão de balanços e outras ações são exclusivas do Bacharel em Ciências Contábeis.

Em 1946 a profissão foi regulamentada, mas em 2015 a lei foi alterada impossibilitando aos técnicos de realizar o registro no Conselho Federal de Contabilidade (CFC). No entanto, apesar das várias mudanças na legislação que prejudicaram muito a formação e a prática dos técnicos em contabilidade, essa profissão contribui muito para o mercado e no auxilio aos bacharéis em determinadas funções. E que apesar da legislação não reconhecer a importância da profissão, a Contabilidade Monte acredita na capacidade desses profissionais. Por isso, hoje a nossa equipe parabeniza a todos os técnicos que têm contribuído para o crescimento das empresas e, consequentemente, pra a sociedade.


Parabéns a todos os Técnicos em Contabilidade, que vocês possam continuar se esforçando para o crescimento desse país.


Matéria produzida por Raquel Siqueira